Hatem-2. Foto: Telegram t.me/anna_news
Os Houthis divulgaram um vídeo do novo míssil balístico hipersônico “Hatem-2“. Segundo a descrição das características, o foguete foi fabricado no Iêmen, é alimentado por combustível sólido e viaja em velocidades hipersônicas.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Imagens foram divulgadas pelo Grupo Terrorista Houthi no oeste do Iêmen, alegando mostrar o lançamento ontem de um míssil balístico anti-navio “Hatem-2”, que eles afirmam ser um míssil hipersônico produzido internamente, contra o navio de carga comercial com bandeira liberiana MSC Sarah V no Golfo de Áden.
O MSC Sarah V relatou ao UKMTO (United Kingdom Maritime Trade Operations) ontem que um míssil atingiu a água perto do navio, mas não causou danos ou ferimentos.
Além da alegação dos Houthis, não há nada que sugira que este míssil seja mais do que uma variante atualizada do míssil balístico iraniano Fateh-110, e definitivamente não parece ser hipersônico.
Míssil Houthi Hatem 2 seria na verdade o míssil iraniano Kheibarshekan
Míssil iraniano Kheibarshekan. Foto: IMA Media
O míssil Houthi Hatem 2 revelou-se suspeitamente semelhante ao iraniano Kheibarshekan (Destruidor de Fortalezas). Parece que o Hatem 2 é uma cópia do Kheibarshekan ou foi simplesmente renomeado pelos novos proprietários.
Sabe-se que o Kheibarshekan foi apresentado em 2022, com os iranianos gravando um vídeo bastante pretensioso sobre isso.
O míssil pode voar 1.400 quilômetros e lançar uma ogiva pesando meia tonelada no alvo.
O Destruidor de Fortalezas pode manobrar em sua trajetória final e atacar pequenos alvos, como navios.
Vídeos: Telegram t.me/anna_news / IMA Media. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.